Filosofia
· 26 de julho de 2026· Leitura: 5 minAldous Huxley e a ditadura do desejo
por João Guilherme Peixoto

Quando se fala sobre sociedades distópicas, quase todo mundo se lembra de George Orwell.
A imagem é conhecida: câmeras observando cada movimento, censura estatal, perseguição política, manipulação da informação e um Estado onipresente controlando a vida dos cidadãos.
É uma visão compreensível. Afinal, o século XX foi marcado por regimes que governaram através do medo.
Mas existe um autor que talvez tenha compreendido algo ainda mais profundo sobre a natureza humana.
Seu nome era Aldous Huxley que, por sinal, chegou a ser professor de George Orwell durante a juventude do futuro autor de 1984 e chegou a discordar do antigo aluno quando leu sua obra.
Em uma carta enviada a Orwell, em 1949, Huxley afirmou acreditar que os governantes do futuro encontrariam formas muito mais eficientes de controle social do que os porretes, as prisões e a repressão imaginados em 1984.
Sua opinião era a de que os oligarcas do futuro encontrariam maneiras mais eficazes de subjugar a população através do prazer, da hipnose, do condicionamento e da manipulação dos desejos.
Foi nesse contexto que Huxley resumiu sua visão profética sobre o controle social sem a necessidade de punições físicas ou celas e, para ele, o pior não seria exatamente o Estado, mas sim o desejo.
Quando publicou Admirável Mundo Novo, em 1932, Huxley imaginou uma sociedade aparentemente perfeita. Não havia grandes guerras, conflitos sociais relevantes ou pobreza extrema. As pessoas viviam satisfeitas, entretidas e condicionadas desde o nascimento a aceitar a realidade que lhes era oferecida.
Décadas depois, em Regresso ao Admirável Mundo Novo, publicado em 1958, o próprio autor voltou ao tema e fez uma observação inquietante. O mundo parecia caminhar para sua distopia mais rapidamente do que ele imaginara.
Mas a parte mais interessante de sua análise costuma passar despercebida.
Huxley não acreditava que o futuro seria dominado por tiranos violentos. Acreditava que seria dominado por especialistas em desejos.
A diferença é enorme porque controlar comportamentos exige força e controlar desejos exige compreensão.
Enquanto Orwell imaginava governos proibindo livros, Huxley imaginava uma sociedade em que ninguém teria interesse em lê-los.
Enquanto Orwell via a censura como instrumento de poder, Huxley via a distração.
Enquanto um temia a repressão, o outro temia a sedução.
A história mostra que talvez ambos tivessem razão.
Mas é impossível olhar para o século XXI sem perceber o quanto a reflexão de Huxley se tornou atual.
Para entender isso, vale um pequeno retorno histórico.
Em 1929, Edward Bernays, considerado o pai das Relações Públicas e sobrinho de Sigmund Freud, recebeu uma missão da indústria do tabaco. Precisava convencer mulheres a fumar em uma época em que isso era socialmente condenado.
Bernays não fez propaganda de cigarros.
Fez propaganda de liberdade.
Contratou mulheres para desfilarem fumando durante a Parada de Páscoa de Nova Iorque e apresentou os cigarros como “Tochas da Liberdade”.
A campanha foi um sucesso.
Milhões de mulheres passaram a associar o ato de fumar à independência e à emancipação feminina.
O produto era secundário.
O desejo era o verdadeiro negócio.
E aquilo representou uma mudança histórica.
A comunicação deixou de vender apenas objetos e passou a vender identidades.
Décadas depois, as tecnologias digitais aperfeiçoaram esse processo em uma escala sem precedentes.
Hoje carregamos dispositivos capazes de registrar nossos hábitos, preferências, medos, inseguranças e padrões de comportamento.
Sabem o que assistimos. Sabem o que lemos. Sabem o que compramos.
Quanto tempo passamos olhando para uma fotografia? Os algoritmos sabem.
Quais assuntos nos revoltam? Eles sabem e registram cada movimento.
Quais nos emocionam? Eles sabem e nos entregam mais conteúdo semelhante, garantindo novas doses de dopamina.
Ou seja, o que as redes sociais sabem sobre nós é, principalmente, aquilo que desejamos.
Não se trata de uma conspiração. Trata-se de um modelo econômico.
Empresas de tecnologia descobriram que a atenção humana é um dos recursos mais valiosos do planeta.
E para capturá-la é preciso compreender aquilo que nos move.
Foi exatamente nesse ponto que Huxley se mostrou visionário, porque a grande questão nunca foi a tecnologia. A grande questão sempre foi a vulnerabilidade humana diante da própria satisfação.
Gostamos de conforto. Gostamos de validação. Gostamos de aprovação social. Gostamos de respostas rápidas. Gostamos de acreditar naquilo que confirma nossas convicções.
Nada disso nasceu com a internet. Tudo isso já estava dentro de nós.
A tecnologia apenas encontrou maneiras mais eficientes de explorar essas características, e por isso, talvez a pergunta mais importante do nosso tempo não seja se as máquinas serão inteligentes.
Talvez seja outra: seremos capazes de continuar exercendo pensamento crítico quando tudo ao nosso redor for projetado para eliminar o esforço da reflexão?
Essa preocupação aparece constantemente quando observamos crianças e adolescentes crescendo em um ambiente em que praticamente toda dúvida encontra resposta instantânea.
A dúvida, que durante séculos foi uma ferramenta de aprendizado, passa a ser vista como inconveniente.
A espera se transforma em falha. O silêncio se torna desconfortável e a reflexão perde espaço para a velocidade.
Huxley compreendeu algo que continua extremamente atual: a liberdade humana não desaparece apenas quando alguém nos impede de pensar. Ela também desaparece quando deixamos de sentir necessidade de fazê-lo.
Por isso, talvez a grande ditadura do futuro não seja construída sobre o medo. Talvez seja construída sobre o conforto.
Não sobre a censura, mas sobre o excesso de entretenimento. Não sobre a escassez, mas sobre a abundância.
Porque um ser humano que abre mão da própria capacidade de formular perguntas não precisa ser vigiado.
Talvez a ditadura que Huxley viu mais de 70 anos atrás, sem tanques de guerra e sem soldados nas ruas, já esteja acontecendo nos dias de hoje.
Uma ditadura que não é governamental, mas corporativa e econômica, onde meia dúzia de poderosos empresários, donos das big techs, movimentam o desejo de milhões de seres humanos.
Porque quem controla aquilo que desejamos acaba influenciando aquilo que escolhemos.
Essas pessoas não precisam de botas apertando nossas faces, como na imagem criada por Orwell.
Precisam apenas nos conduzir.
E existe uma diferença enorme entre as duas coisas.
Afinal, contra a força nós reagimos! E contra aquilo que desejamos, raramente.




